Você sabe o que é Identidade Visual?
Identidade visual é o conjunto de diversos aspectos de forma visual que tem como objetivo levar uma informação para quem vê. Se sua identidade for agressiva, provavelmente irá atrair pessoas de personalidade forte que se identifiquem com isto, assim como uma identidade mais minimalista pode atrair pessoas que gostem de itens mais simplificados.
A partir daí vale refletir, que tipo de imagem você quer passar para seu público?
Estudo das cores
Você sabia que existe um estudo sobre as cores e seus significados? As cores são capazes de motivar sentimentos, desejos e emoções. Vou passar apenas um resumo para que você possa compreender o assunto para filtrar ainda mais suas ideias para que você possa sair deste post já com um monte de ideias para colocar a mão na massa!
Diante desta imagem acima podemos analisar algumas cores de marcas famosas. Para ramos alimentícios temos as cores vermelho e amarelo que em sua combinação nos atiçam em comer. Pórem se quiser algo mais light provavelmente irá encontrar em rótulos verdes.
Seu ramo é da tecnologia? O azul sempre é uma boa escolha! Quer mostrar algo criativo, que envolve sabedoria ou até luxo? Que tal um pouco de roxo? Pensa ai qual cor melhor se adequa a ideia que você quer vender!
Comece utilizando poucas cores, aconselho começar com duas ou três cores, pois além disto pode se tornar complicado e visualmente bagunçado. Lembre-se que as vezes o menos, é mais!
Tipos de Fontes
Outra parte importante da sua criação de identidade visual, além dos elementos gráficos e cores devemos dar uma grande importancia também ao tipo de letra que será usada.
Fontes com serifa, ou seja, pequenas linhas adicionais no final das extremidades da letra. Estas fontes clássicas comunicam respeito à tradição, reverência, confiabilidade e conforto. Exemplos: Times New Roman, Trajan, Baskerville, Georgia Italic.
Fontes sem serifa não têm serifas e tem um visual mais moderno. Elas canalizam aspiração, novidade e limpeza. Exemplos: Helvetica Bold, Franklin Gothic, Calibri, Myriad Italic.
Fontes do tipo script parece que foram escritas com uma caneta. Tais fontes comunicam elegância, pensamento criativo e ternura. Exemplos: Bickham Script, Edwardian Script, Lavanderia.
Fontes modernas são fontes de estilo novo que representam determinação, progresso, elegância e estilo. Exemplos: Futura, ITC Avant Carde Extra Light.
As fontes do tipo Display são fontes peculiares que são incomuns em logotipos. Tais fontes expressam riqueza emocional, singularidade e simpatia. Exemplos: Cooper, Spaceage Round, Valencia, Giddyup.
Trecho retirado do site: https://www.logaster.com.br/blog/how-to-choose-font-for-logo/
Dica extra: Nunca misture muitas fontes, assim como as cores, escolher muitas fontes diferentes podem causar uma confusão visual muito grande. Neste caso, opte por usar duas fontes de sua escolha.