qui. out 3rd, 2024
Renda Extra

Seu trabalho não precisa necessariamente ser a única fonte de renda da sua família. Você pode, por exemplo, investir seu dinheiro, deixar seu dinheiro render dinheiro para seu orçamento. É o pensamento do brasileiro de que para termos dinheiro temos que trabalhar e acumular, então para ter mais dinheiro o lógico é trabalhar mais e guardar mais, o que não deixa de estar correto, entretanto há várias histórias de sucesso com investimento de dinheiro que você pode começar a praticar.

Defina seus objetivos

Investimento geralmente implica em querer juntar dinheiro e geralmente é juntar dinheiro para alguma coisa específica, então qual é seu objetivo com esse dinheiro? Se aposentar, viagem de volta ao mundo, comprar um apartamento, comprar um carro? Quando seu objetivo for traçado você poderá escolher melhor para qual tipo de investimento você está pronto.

Poupança

Poupança é um investimento de baixo risco, ela rende mensalmente por volta de 0,5%, anualmente ela rende 8,5%. Ela tem a vantagem de poder sacar o dinheiro a qualquer momento até duas vezes no mês (após o banco pode cobrar taxas).

Certificado de Depósito Bancário

O CDB é basicamente um título que o banco utiliza para se capitalizar, ou seja, você fará uma espécie de “empréstimo” ao banco em troca de uma rentabilidade. Pesquise o tipo de título que irá comprar e negocie com o banco a taxa de remuneração. O principal riso é que o banco quebre, mas como essa aplicação é garantida pelo Fundo Garantido de Crédito até o limite de R$250 mil, o torna uma aplicação de risco baixo até esse valor. 

É preciso pesquisar bastante, pois nem todo CDB possui liquidez diária, ou seja, o investidor deve esperar o término do prazo de carência para reaver seu dinheiro, entretanto o retorno geralmente é bem interessante.

No caso de você não saber quanto tempo poderá deixar o dinheiro investido é interessante  investir em um tipo de CDB conhecido como escalonado ou progressivo. Esse título de renda fixa garante liquidez diária, mas, ao mesmo tempo, prevê o aumento da remuneração à medida que o prazo de investimento fica maior.

No ramo de investimento há ainda como comprar títulos públicos e investir em fundos de renda fixa, por exemplo. O que você precisa é ler livros de investimento, pesquisar exaustivamente, conversar com pessoas que já investira e o que elas acharam. É um ótimo nicho de marcado que pode ser revertido em um dinheiro considerável entretanto é necessário sabedoria e calma na hora de entender as aplicações.

Se você não está seguro, não faça. Simples assim, estude mais suas possibilidades para que você não saia no prejuízo.

Como investir na Bolsa de Valores

Comprar ou Vender

Em tempos de economia complicada, inflação alta e alta de tudo de todas nossas despesas básicas, o brasileiro usa de sua malemolência para “rebolar” através de todas as coisas negativas e ainda ter um dinheiro a mais no final do mês. 

Já falei sobre investir o seu dinheiro em aplicações, mas também há a bolsa de valores, onde você pode sair com um lucro considerável se souber como aplicar.

 Aplicar em ações é um investimento de alto risco. Tenha em mente que há sim a possibilidade de perder dinheiro por não ser uma dessas aplicações seguras que rende dividendos fixos mensais, entretanto grandes milionários começaram suas fortunas investindo na bolsa. 

Então o que diferencia esses milionários daqueles que perdem dinheiro e até entram em dívida? 

Simples: conhecimento. Ninguém nasce sabendo de nada, então use a maravilhosa ferramenta que é o Google, pesquise e estude, separe um capital para um investimento inicial e vá em frente. Não invista pensando em fazer dos seus mil reais a fortuna do Bill Gates, foque em fazer seu dinheiro render de forma eficiente primeiramente. Segue algumas dicas de como investir.

Estude

Nunca vou poder falar o suficiente da importância de se estudar em tudo na vida basicamente. Para o sucesso de qualquer nova etapa, novo desafio, novo negócio é preciso estudo para acumular o conhecimento necessário, somente depois é possível seguir em frente com seu plano.

Tipos de ações

Ações

Quando você compra ação, você se torna um dos sócios daquela empresa. 

Ação Ordinária Nominativa dá direito ao voto em assembleia sobre definições da empresa, já a Ação Preferencialmente Nominativa não dá direito ao voto, mas preferência no recebimento de dividendos, é a mais vantajosa por serem vendidas e compradas mais facilmente e geralmente recebem os valores mais altos.

A divisão dos lucros varia de cada empresa, algumas o fazem mensamente outras trimestralmente.

Como investir em ações

Toda a compra e venda de ações acontece pela Bovespa. Para você começar as transações é necessário o cadastro na corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência). Com isso a corretora abrirá sua conta como investidor na Bovespa.

Valor mínimo de investimento

Não há valor mínimo para começar a investir, os valores dependerão das ações que você quer comprar e da corretora.

Riscos

Novamente: investir na bolsa é um investimento de alto risco, por causa das variações repentinas dos preços das ações no mercado. 

Não há garantia de retorno em seu investimento. Tendo isso em mente, há sim uma  grande chance de se ganhar dinheiro fazendo esses investimentos. 

Tome decisões sábias e estudadas, não prejudique o seu orçamento em investimentos de alto risco e quem sabe no final do mês você tem uma renda extra garantida.

By Flavi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *