Independentemente de ser um veterano ou um novato na jornada, é inegável que Animal Crossing: New Horizons é consideravelmente mais intricado do que aparenta ser – nesse momento, manuais e sugestões podem provar-se extremamente úteis.
Não há motivo para preocupação se sentir um pouco perdido no início da sua aventura no mais recente título exclusivo do Nintendo Switch.
Ao dar início ao jogo pela primeira vez, você será conduzido ao balcão de atendimento da Nook Inc. Essa empresa, sob o comando de Tom Nook, cuidará de todos os detalhes da sua jornada até a ilha deserta que serve de cenário para o jogo. Como cliente da Nook Inc., você deve aproveitar ao máximo o pacote Desert Island Getaway Package.
Vamos voltar ao balcão de atendimento: no começo do jogo, Timmy e Tommy Nook requisitarão informações essenciais, como nome, data de nascimento e região em que você deseja jogar. Portanto, é crucial que você tenha esses detalhes em mente:
Você não tem permissão para modificar o nome da sua ilha e não pode alterar o seu nome nem a sua data de nascimento.
A ilha que você escolher no início do jogo manterá o mesmo layout por um longo período, portanto, certifique-se de que terá acesso aos locais desejados (lagos, rios etc.) no design selecionado. Inicialmente, o seu personagem não será capaz de atravessar rios ou lagos.
Você deve decidir se a sua ilha estará localizada no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul. Essa escolha terá um impacto direto na ordem das estações do ano no jogo e na disponibilidade de insetos e peixes. O ciclo de dia e noite do jogo acompanha o horário real da região em que você está. Não se preocupe com as opções de personalização limitadas no início. Mais opções serão desbloqueadas ao longo do jogo.
Explorando sua ilha: Dia 0
Tanto para experientes como para iniciantes na jornada, é incontestável que Animal Crossing: New Horizons é consideravelmente mais intrincado do que aparenta ser.
Não se preocupe se sentir um pouco perdido no início de sua jornada na mais recente exclusividade do Nintendo Switch.
Ao chegar à ilha, você estará acompanhado de dois outros habitantes, chamados de “villagers” no jogo.
Após o primeiro discurso de Tom Nook, você deverá escolher o local para sua tenda. Lembre-se de que, eventualmente, será possível mudar a localização de sua casa. No entanto, nos primeiros dias, escolha o local de sua preferência. Antes de retornar a Tom Nook, converse com os dois habitantes e ajude-os a encontrar o local ideal para suas tendas também.
Para pescar, basta mirar a vara na direção da sombra do peixe que encontrar. Quando o peixe mostrar interesse, ele vai morder a isca de 1 a 5 vezes antes de ser fisgado. Para puxá-lo, basta apertar um botão no momento em que a isca for puxada pelo peixe. Diferentes peixes aparecem em diferentes tipos de água e em momentos distintos.
Em seguida, dirija-se a Tom Nook, que estará aguardando você com algumas tarefas que servirão como tutoriais. Quando você retornar com os materiais solicitados, provavelmente já será noite, e Tom convocará todos os habitantes para escolherem o nome da ilha – sua sugestão sempre será a vencedora, é claro. Além disso, você será nomeado como o Representante da Ilha, o que significa que seu personagem será responsável por decisões importantes e pelo progresso da região.
Após a celebração, você pode socializar com os personagens ou simplesmente voltar para sua tenda e encerrar o dia. Antes de sair da festa, não deixe de conversar com Tom Nook para pegar sua cama, rádio e lanterna. No dia seguinte, o horário da ilha estará sincronizado com a data e hora de seu Nintendo Switch.
Aprendendo a criar itens (crafting), capturar peixes e insetos, desbloquear o museu e muito mais: Dia 1
A primeira tarefa é entregar o NookPhone, um celular que oferece acesso a diversos aplicativos. Esses aplicativos permitem que você visualize informações e desbloqueie novas atividades. No início, apenas algumas funcionalidades estarão disponíveis, mas não se preocupe, pois isso mudará ao longo do jogo.
Um dos aplicativos mais importantes é o Programa de Milhas Nook Inc., chamado Nook Miles Program. Com ele, você pode acumular milhas como forma de pagamento, além do dinheiro in-game conhecido como Bells. Na verdade, você precisará pagar 5.000 milhas pelo pacote de viagem e pela tenda que Tom entregou no início do jogo – mas essa “fatura” será mais fácil de quitar do que você imagina.
Dedique um tempo para explorar seu NookPhone e os aplicativos disponíveis. Em seguida, dirija-se à Tenda de Serviços para Moradores (Resident Services), pois você estará pronto para participar de um workshop sobre criação de itens. Sua primeira criação será uma vara de pesca, que requer apenas cinco galhos para ser confeccionada. Você também receberá receitas adicionais sem custo adicional, incluindo uma rede para capturar insetos – falaremos sobre como fazer tudo isso em breve.
Aproveite seu primeiro dia em New Horizons para abrir os presentes da Nintendo armazenados na caixa de correio de seu acampamento. Você também pode ir à praia em busca de garrafas contendo mensagens – esses itens aparecem pelo menos uma vez por dia e contêm uma receita aleatória para você aprender.
Para capturar insetos, é necessário se mover com calma em direção ao inseto antes de usar a rede. Correr assustará os insetos, então pressione o botão A para andar lentamente. Quando estiver próximo o suficiente, utilize a rede para capturá-los.
Alguns insetos podem picar em Animal Crossing.
Mostre os peixes e insetos capturados a Tom Nook no Resident Services para desbloquear recompensas e obter acesso ao museu da cidade.
Mostrar 1 criatura desbloqueará o aplicativo Critterpedia, que permite que você veja detalhes de todos os peixes e insetos capturados.
Mostrar 2 criaturas desbloqueará a receita para criar um machado frágil (Flimsy Axe) e outras receitas que requerem madeira. Use seu novo machado para extrair três galhos de uma árvore.
Mostrar 3 criaturas desbloqueará cinco flores gratuitas. Você pode plantá-las onde quiser, e elas florescerão completamente em alguns dias.
Mostrar 4 criaturas desbloqueará a receita para criar um regador frágil (Flimsy Watering Can), que serve para regar diariamente e propagar novos tipos de flores.
Mostrar 5 criaturas desbloqueará a ligação de Blathers para Tom Nook, na qual ele expressa interesse em se mudar para a ilha.
Antes de encerrar seu primeiro dia, não deixe de coletar recursos, vender ervas e conchas para Timmy e conversar com os habitantes. Tudo isso ajudará você a acumular Bells e Nook Miles.
Melhorando o museu e quitando a dívida da tenda: Dia 2
No segundo dia, abra sua caixa de mensagens para receber uma carta de sua mãe. Você receberá um presente aleatório, que pode ser um móvel, uma roupa, Bells ou até mesmo uma fruta rara que não existe em sua ilha.
Tom Nook anunciará que o aeroporto está em funcionamento, permitindo que você visite a ilha de um amigo ou que eles visitem a sua. Como mencionado anteriormente, Blathers estará instalado no museu nesse ponto do jogo, mas ele não poderá ocupá-lo adequadamente até que você entregue 15 outras espécies a ele – além de insetos e peixes, isso também inclui fósseis.
Porém, para encontrar fósseis, você precisará obter as ferramentas necessárias com Blathers. Visite o museu e fale com ele. Você receberá as receitas para criar uma pá frágil (Flimsy Shovel) e uma vara de salto (Vaulting Pole), objetos que aumentarão sua liberdade de exploração pela ilha.
Agora você pode usar a vara de salto, que não quebra, para atravessar rios e explorar outras áreas da ilha. Lá, você provavelmente encontrará fósseis enterrados para desenterrar. Você pode doá-los ou vendê-los. Além disso, não deixe de cavar pontos brilhantes no chão para obter 1.000 Bells.
Dica Extra: Com a pá, você também pode obter recursos de pedras com mais facilidade do que com o machado. Dessa forma, você terá mais argila e pepitas de ferro em seu inventário. Quanto mais rápido você bater na pedra, mais recursos obterá – tente cavar dois buracos atrás de seu personagem para que ele não seja empurrado para longe. Assim, você poderá obter o máximo de oito itens.
As atividades do segundo dia não terminam aqui. Você precisará pagar sua primeira conta com a Nook Inc., referente à sua tenda. Para isso, você precisará acumular Nook Miles, o que requer a participação em diversas atividades para ganhar milhas. Algumas tarefas estarão listadas no aplicativo de milhas do NookPhone, enquanto outras serão reveladas quando você tiver as ferramentas necessárias. Para obter rapidamente 5.000 milhas, considere realizar as seguintes tarefas:
Town Miles (500) – Você obterá isso assim que chegar à ilha.
Angling for Perfection (300) – Capture 10 peixes.
You’ve Got the Bug (300) – Capture 10 insetos.
DIY Tools (300) – Crie 5 ferramentas.
Island Togetherness (300) – Converse com todos os habitantes ao longo de um dia.
Trashed Tools (300) – Quebre uma de suas ferramentas.
Greedy Weeder (300) – Colete e venda 50 ervas.
Pick of the Bunch (300) – Venda 20 frutas.
Go Ahead, Be Shellfish (300) – Venda 10 conchas.
Island Shutterbug (300) – Tire uma foto no aplicativo de câmera do NookPhone.
Edit Credit (300) – Personalize seu passaporte.
NookPhone Life (300) – Utilize os aplicativos de seu celular.
Shop to It (300) – Compre algo no terminal Nook Shopping.
First Time Buyer (300) – Compre algo de Timmy.
Seller of Unwanted Stuff (300) – Venda algo para Timmy.
Bulletin-Board Benefit (300) – Poste uma mensagem no quadro de avisos.
First Custom Design (300) – Salve um design personalizado no aplicativo.
Paydirt (300) – Desenterre um ponto brilhante com uma pá.
Shady Shakedown (300) – Encontre um móvel ao sacudir uma árvore aleatória.
Converse novamente com Tom Nook. Ele lhe oferecerá a oportunidade de transformar sua pequena tenda em uma casa. A construção será concluída durante a noite, mas você poderá escolher a cor do telhado.
Personalizando sua casa e desbloqueando a Nook’s Cranny: Dia 3
Não deixe de explorar sua nova casa no dia seguinte. Além de ter mais espaço, você poderá personalizar o design da sala com mais facilidade e armazenar itens. Claro, você também poderá trocar o piso e as paredes, tudo depende do seu gosto.
Ao visitar Tom Nook no terceiro dia, você descobrirá que Timmy e Tommy abriram uma nova loja – e, é claro, eles vão precisar de sua ajuda! Converse com Timmy e concorde em ajudá-lo (a recompensa será um item aleatório para sua nova casa). Ele solicitará a entrega dos seguintes itens:
30 Madeiras
30 Madeiras de lei
30 Madeiras coníferas
30 Pepitas de ferro
Lembre-se de que você já pode usar o Nook Miles Ticket para visitar uma ilha desconhecida cheia de recursos para coletar. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais pepitas de ferro, já que os recursos de sua ilha serão limitados por dia.
Após entregar todos os itens solicitados por Timmy, ele pedirá que você escolha um local para a nova loja, chamada Nook’s Cranny. Assim como a tenda de Blathers, você poderá alterar a localização dessas construções sem problemas. A nova loja estará pronta no dia seguinte, então continue realizando suas tarefas normais até o final do dia.
Construindo uma ponte e desbloqueando a prefeitura: Dias 4 e 5
Com a Nook’s Cranny disponível, você descobrirá que uma nova visitante chamada Daisy Mae aparecerá aos domingos para vender nabos (turnips). Esses itens podem ser comprados a granel por um preço específico, e Timmy e Tommy os comprarão por preços aleatórios nos outros dias da semana.
Portanto, aproveite para comprar a um preço baixo e vender a um preço alto. Eles também terão um item DIY aleatório que pode ser vendido pelo dobro do preço a cada dia.
Quando a Nook’s Cranny estiver fechada, você poderá deixar itens em uma caixa do lado de fora da loja para vendê-los a um preço reduzido. A inauguração da nova loja também marca a chegada de três novos habitantes na ilha.
No entanto, esses novos vizinhos não querem uma experiência na tenda (e os dois habitantes iniciais estarão prontos para se mudar para casas no dia 5), então você precisará ajudar a mobiliar as residências antes que eles cheguem à ilha.
Antes de tudo isso, será necessário conectar a ilha com pontes e, consequentemente, liberar mais espaço para as novas casas. É importante notar que as casas exigem mais espaço do que as tendas, então escolha os locais com cuidado.
Obtenha o kit de construção de ponte com Tom Nook e colete os materiais necessários: 4 estacas de madeira, 4 argilas e 4 pedras – a criação de uma estaca exigirá muita madeira, então tente economizar recursos.
Para construir uma ponte, é necessário que os dois lados do rio estejam retos – seja na vertical, horizontal ou diagonal. A construção levará um dia, então retorne a Tom Nook para saber qual será sua próxima tarefa ou use o tempo para coletar mais recursos (especialmente frutas e pepitas de ferro).
Quando estiver pronto, Tom Nook fornecerá três plantas de casa para construção. Construa as residências na ordem que desejar e onde preferir. Para ajudar na mobília, ele também enviará projetos aleatórios, mas pelo menos três deles serão baseados nas frutas e flores de sua ilha.
Leia as informações das plantas para saber quais itens devem ser colocados dentro da casa e quais devem ser colocados no quintal. Para obter mais flores, Tom Nook enviará a receita necessária para construir uma escada (Ladder).
Com ela, você poderá acessar terrenos mais altos. Não se preocupe: pode ser necessário vários dias para obter os materiais necessários para construir todas as 18 peças de mobília para as três casas. Caso esteja com pressa, faça viagens às ilhas desconhecidas para conseguir mais recursos. Depois de terminar uma das casas, fale com Tom Nook. Ele confirmará a chegada do novo habitante no dia seguinte.
Após a chegada dos três habitantes, Tom Nook anunciará a expansão do Resident Services. A tenda será transformada em prefeitura, o que significa que novos personagens e recursos estarão disponíveis. A partir de agora, o progresso de sua ilha estará em suas mãos. Boa sorte!