Olá pessoall, hoje eu trago para vocês um post totalmente diferente! Hoje quero conversar um pouco com vocês sobre o mundo dos blogs em pleno 2022!
Para quem não sabe, sou blogueira desde 2004! Apesar de hoje em dia preferir não me entitular como blogueira, porque sinto que esta nomenclatura se tornou “pejorativa”. Até quem nunca escreveu um artigo nas redes sociais são chamadas de blogueiras e confesso que isto me incomoda um pouco.
Apesar de já ter tido diversos projetos na web e depois ter deixado eles de lado por algumas questões pessoais, não desisti ainda de poder continuar escrevendo minha história por ai.
Os blogs são algo que acompanharam minha vida durante todos estes anos e sinto ter uma grande bagagem de histórias e acontecimentos que mudaram minha visão de tudo o que vivi até os dias de hoje.
Antes era mais fácil, todo mundo podia ter um blog e alguns eram até grandes mesmo tendo conteúdos bem ruins. Estratégia? Marketing? Eu não sei dizer ao certo o que era aquilo, mas sei que muitos destes já se perderam no meio do caminho.
O Adsense com o passar dos anos se tornou muito mais rígido dificultando a monetização de novos blogs.
Sempre acabo pensando nos motivos de continuar escrevendo mesmo com as dificuldades que enfrentamos nos dias de hoje.
Muitas criadoras de conteúdo saíram dos blogs e foram para outras redes sociais como Instagram e Youtube. Mas confesso que apesar de já ter tentado, meu foco não é muito nas fotos ou edição de vídeos enormes e cansativos. Sei que isto não é para mim.
Mas escrever e compartilhar conhecimento ainda é algo que de alguma maneira me encanta, e acredito que seja ´por isto que até hoje eu tente dar uma chance a mais para isto tudo.
Ainda existem muitos blogs ativos por aí. Mas não quero falar sobre as “blogueiras famosas” que possuem um site onde outros escrevem artigos para elas. Estou falando das grandes mulheres que são gente como a gente, que tem que estudar, trabalhar, cuidar de casa, talvez já tenham filhos e que ainda sim dispõe um tempo a frente de um computador para poder compartilhar ideias, histórias e conhecimentos.
Diante disto resolvi chamar algumas criadoras de conteúdo que ainda se mantem na ativa para conversarmos um pouco mais sobre a visão da blogosfera em pleno 2022!
Acompanho já o sucesso da Nanda do Simples Bella nesses longos anos de blogosfera. Ela falou com a gente sobre o que ela pensa sobre a blogosfera nos dias atuais.
Desde quando você cria conteúdos na internet?
Estou ativa na produção de conteúdo desde 2014 com o blog atual, mas tive outros blogs antes dele.
Qual o tema que aborda no seu blog?
O Simples Bella nunca teve um tema exclusivo. Iniciei dividindo os posts entre Beleza e Marketing, atualmente segue igual, mas com outras categorias incluídas.
Qual a sua visão sobre os blogs e blogueiras nos dias de hoje?
A maneira como as pessoas olham para os blogs atualmente mudou completamente. Até 2014, um blog pessoal onde você compartilharia seus pensamentos e coisas do dia a dia seria um grande sucesso, mas em 2022 não é nada interessante.
Com a introdução dos aplicativos de vídeos, era esperado que nós (blogueiras) fossemos afetadas pela nova forma de produzir e consumir conteúdo.
Hoje os blogs estão para informar e educar, enquanto as redes sociais estão para entreter.
Quais as maiores vantagens e desvantagens de ter um blog nos dias atuais?
A principal vantagem é que um blog oferece conteúdo perene. Se bem escrito e bem otimizado, um novo post pode alcançar milhares de pessoas até anos depois de ser publicado.
Apesar da forma de consumo ter mudado, as pessoas ainda encontram blogs através do Google e leem porque estão procurando soluções para os problemas que têm.
Já a desvantagem está na dificuldade de prender a atenção das pessoas que chegam até o blog. Com o sucesso dos vídeos curtos, as pessoas estão com preguiça de ler, a busca incessante por respostas e soluções rápidas significa que o conteúdo tem que ir direto ao assunto.
O que você diria para quem deseja criar um blog em pleno 2022?
Escolha sabiamente sobre o que vai escrever e tenha claro o seu propósito com o blog. Produza de uma forma focada no público que você deseja atingir, e não em si mesmo.
Você também precisa fazer mais do que apenas escrever posts no seu blog. E isso vai exigir de você outras habilidades, como otimização, copy, design… então, esteja preparada para estudar assuntos como esses.
Você tem ganhos com o Adsense? Você acredita que vale a pena investir nisso?
Sim, o Google Adsense é a principal forma de monetização do meu blog. Inclusive, já cheguei a faturar pouco mais de R$4.000 em um único mês com ele!
Acho uma forma válida de ganhar dinheiro, mas para quem vai se esforçar para lucrar com ele. Não adianta se inscrever, colocar os anúncios e esperar os dólares cair na conta!
Quer participar desta conversa? Deixe seu e-mail nos comentários para que eu possa entrar em contato ou entre em contato pelo ola@blogdaflavi.com
Gratidão! ♥