Donnie Darko: O final explicado

Donnie Darko é um filme de ficção científica e drama psicológico de 2001 dirigido por Richard Kelly. O filme conta a história de Donnie Darko, um adolescente problemático que tem visões de um homem-coelho gigante que lhe diz que o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos.

O final do filme é um dos mais controversos e discutidos da história do cinema. No final do filme, Donnie percebe que ele é o “Receptor Vivo”, um ser que é responsável por salvar o mundo do desastre. Donnie usa seus poderes telecinéticos para devolver a turbina do avião que caiu em sua casa ao Universo Primário. Isso faz com que o Universo Tangente colapse e o mundo seja salvo.

Explicação do final de Donnie Darko

O final de Donnie Darko pode ser explicado de várias maneiras. Uma interpretação é que Donnie é um herói que sacrificou sua vida para salvar o mundo. Outra interpretação é que Donnie é um esquizofrênico que morreu em um acidente de carro.

Aqui está uma explicação mais detalhada do final do filme:

  • Donnie é o Receptor Vivo

No final do filme, Donnie percebe que ele é o “Receptor Vivo”, um ser que é responsável por salvar o mundo do desastre. Donnie é o único que pode ver Frank, o homem-coelho, e que pode ouvir as vozes do Universo Tangente.

  • A turbina do avião

A turbina do avião é um artefato que veio do Universo Primário. A turbina está causando um buraco negro no Universo Tangente, que está prestes a destruir o mundo.

  • Donnie devolve a turbina ao Universo Primário

No final do filme, Donnie usa seus poderes telecinéticos para devolver a turbina ao Universo Primário. Isso faz com que o Universo Tangente colapse e o mundo seja salvo.

  • Donnie morre

Donnie morre no final do filme. Ele é atropelado por um carro enquanto tenta salvar Gretchen. No entanto, Donnie morre como um herói, tendo salvado o mundo.

Interpretações alternativas

Além da interpretação de Donnie como um herói, existem outras interpretações possíveis para o final do filme. Uma interpretação é que Donnie é um esquizofrênico que morreu em um acidente de carro.

Nessa interpretação, as visões de Donnie são alucinações causadas pela esquizofrenia. A turbina do avião é um símbolo da depressão de Donnie. E a morte de Donnie é um acidente, não um sacrifício.

Outra interpretação é que Donnie é um viajante do tempo. Nessa interpretação, Donnie viaja no tempo para o passado para salvar o mundo.

Nessa interpretação, Donnie é o único que pode ver Frank porque ele é o único que se lembra do futuro. A turbina do avião é um artefato que Donnie traz do futuro. E a morte de Donnie é necessária para que ele complete sua missão.

O que você acha?

O que você acha do final de Donnie Darko? Você acha que Donnie é um herói, um esquizofrênico ou um viajante do tempo? Deixe sua opinião nos comentários!

By Flavi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *