O que é a Meditação?
A meditação é uma prática que pode ser feito por qualquer pessoa e tem a função de regular o corpo e a mente, treinando o foco da atenção, para alcançar relaxamento, tranquilidade, concentração e diminuição de estresse e ansiedade.
Ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é ficar sem pensar em nada. Sempre nossos pensamentos em algum momento vão surgir e nos levar para longe. A questão é tentar ter o controle para se manter onde está, sem deixar que os pensamentos te levem.
Esta prática inicialmente pode ser considerada difícil, muitos acreditam que não conseguem ficar parados durante tanto tempo. Mas a prática da meditação deve ser iniciada com o menor tempo que conseguir, e ir treinando sucessivamente para melhorar este tempo.
Então não desanime na primeira vez que tentar, se conseguir meditar durante 1 minuto, já é um ótimo começo!
Como começar a meditar?
Uma prática que deu certo comigo e que também pode funcionar com você é o seguinte, sente-se de maneira confortável e tente manter a postura ereta. Procure um local calmo, pegue seu celular, coloque para tocar alguma música bem suave e tranquila e coloque um alarme. O tempo pode ser definido da maneira que quiser, mas tente ao menos durante 1 minuto.
Respire profundamente durante 3 vezes com os olhos fechados e e a cada expiração deixe o ar sair de forma suave e tranquila.
Tente focar toda a sua atenção na sua respiração, neste tempo foque no seu corpo ainda de olhos fechados, reparando no movimento que seu pulmão faz ao entrar e sair o ar. Se os pensamentos vierem, volte a atenção novamente para a sua respiração e foque apenas nisto.
Isto irá começar a tranquilizar o seu corpo e sua mente. Quando o alarme tocar, abra os olhos, desative ele e dê uma boa espreguiçada!
Permita-se analisar como se sentiu durante este 1 minuto, foi o suficiente para te trazer um pouco de paz? Se preferir, repita o processo ou da próxima vez que for tentar meditar, programe para tocar após 3 minutos por exemplo.
Desta forma você não perde a hora para os seu afazeres e também é possível tirar um tempinho durante essas 24 horas na correria do dia a dia.
Este tipo de meditação é mais fácil para quem está começando, chamado de atenção plena.
Com o tempo e a prática, se torna mais fácil se concentrar melhor e evitar os pensamentos.
Quais tipos de meditação existem?
Existem diversos tipos de meditação, em posições diferentes e com técnicas diferentes.
É possível fazer meditação guiada pelo Youtube por exemplo, esta prática pode ser feito de forma individual ou em grupo. Pode-se meditar deitado, para mim é a melhor maneira de relaxar o corpo e me sentir mais leve, mas há uma grande possibilidade de você cair no sono.
Existem também algumas nomenclaturas específicas de meditação:
- Meditação Zen
- Meditação Budista Kadampa
- Meditação Transcendental
- Raja Yoga
- Vipassana
- Meditação Guiada
- Meditação Mindfulness
- Metta
- Meditação Chinesa
- Meditação Cristã
- Autoquestionamento
- Mantras
- Meditação Acem
- Sudarshan Kriya
- Ho’oponopono
- Entre outras…
No âmbito da Psicologia, a meditação pode ser ajudar no tratamento de transtornos como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós traumático.
Instituto de psicologia aplicada
É importante destacar que todas as formas de meditação trazem vantagens, então é preciso analisar qual técnica mais se adapta às suas necessidades. Independentemente da escolha, todas irão funcionar trazendo benefícios!
Adorei o seu conteúdo parabéns.
Já faz alguns anos que comecei a meditar e minha vida parece outra, se soubesse que me traria tantos benefícios teria iniciado bem antes.
Gratidão pela sua visita e comentário!!
Eu também tive resistencia quando comecei, mas quando a gente aceita que podemos ter uma ferramenta valiosa dentro de nós e aplicamos, o estresse e ansiedade se tornam muito mais leves!