Meditar é definido como a condição ou atitude de voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si ou concentrar-se fixamente em algo.
Com a meditação é possivel alcançar um estado de relaxamento profundo e clareza mental. Existem vários benefícios associados à prática da meditação:
- Redução do estresse e ansiedade: A meditação pode ajudar a diminuir a atividade do sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de “luta ou fuga” do corpo, reduzindo assim os níveis de estresse e ansiedade.
- Melhoria da saúde mental: A meditação tem sido associada a uma redução na depressão, ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático.
- Aumento da atenção e foco: A meditação pode melhorar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e permanecer focada em uma tarefa, bem como aumentar a atenção plena no momento presente.
- Melhoria do sono: A meditação pode ajudar a reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono.
- Redução da pressão arterial: A meditação pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
- Fortalecimento do sistema imunológico: A meditação pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos e células imunológicas.
- Melhoria do bem-estar emocional: A meditação pode ajudar a aumentar sentimentos de compaixão, felicidade e bem-estar geral.
Adotei uma estratégia de meditar todos os dias antes de dormir, e posso afirmar que isto melhorou bastante meu sono e também meu autoconhecimento.
Qualquer pessoa pode praticar a meditação, basta sentar-se ou deitar numa posição confortável, fechar seus olhos e focar na sua respiração.
Seus pensamentos vem e vão, e tá tudo bem. Com prática é possível melhorar o seu foco e atenção. Pode-se começar com poucos minutos por dia e aumentando gratativamente conforme for ganhando mais confiança na técnica.