Saltburn: Minha percepção sobre o filme!

Saltburn / Sinopse:

Lutando para encontrar seu lugar na Faculdade de Oxford, um aluno é atraído para o mundo de um encantador aristocrata, que o convida para Saltburn, a enorme mansão de sua família excêntrica, para passar um verão inesquecível.

IMDb

Assista ao Trailer

Trailer Oficial

Apenas pela sinopse e trailer não se sentiu tão interessado em ver o filme? Eu tive a mesma impressão, mas agora que assisti estou aqui para te convencer a fazer o mesmo!

Percepções iniciais- Sem Spoilers!

Oliver e a família Catton

Oliver é um simples bolsista de Oxford, que vive no seu pequeno mundo isolado, com suas inseguranças. Como em toda faculdade, sempre tem aquele aluno mais famoso, que está sempre rodeado de pessoas, este é Felix, um aristocrata que vem de uma familia um tanto quanto excêntrica.

A amizade dos dois jovens começa por causa de um pequeno acidente com a bicicleta de Felix, onde Oliver oferece ajuda.

Apesar de tudo, Oliver possui comportamento esquivo. Sempre quando questionado em relação a sua vida e à sua familia, Oliver se recusa a dar muitos detalhes. Quando se vê sob pressão, acaba falando da traumatica relação com os pais, que são viciados. Num outro momento, Oliver procura o amigo dizendo que seu pai faleceu.

Diante de toda história traumática de Oliver, Felix se sente comovido e o convida para passar as férias de verão com a sua família na mansão de Saltburn.

Ao chegar na mansão, estamos juntamente com Oliver, tentando identificar a personalidade de cada integrante da família.

Uma familia excêntrica

É perceptivel a forma sutil que foi sendo construída a narração para enfatizar as diferenças entre as classes sociais e seus hábitos.

A familia por exemplo, tinha o hábito de se vestir de forma diferente para ocasiões diferentes durante o dia, enquanto Oliver em sua simplicidade, tinha poucas peças de roupas. É possível ver a escacez e o excesso.

Por muitas vezes somos invadidos com a sensação de superficialidade entre a relação familiar. Observamos a insensibilidade da matriarca Elspeth, ao desprezar a sobrinha estranha, que posteriormente fica subentendido que cometeu suicídio. “– Ela sempre querendo chamar a atenção!

O que vale mais nessa história? Dinheiro? Status? Amor? Até onde vão os limites para aceitar ter uma vida simples ou pertencer ao luxo da vida aristocrata?

Considerações importantes!

O filme conta com mais de duas horas de ambientação com uma fotografia espetacular. A atuação dos atores principais da trama é impecável! Cenas que dão um nó na cabeça estão sempre presentes para instigar nossa imaginação.

Vale a pena fazer um post a parte para mencionar sobre os simbolismos que estão escondidos nas entrelinhas e maiores explicações sobre o final.

Atenção! Possui conteúdo sexual e nudez. Há cenas consideradas “repugnantes” durante o filme, portanto, se optar por assistir acompanhando, verifique se não se sentirá envergonhado.

Onde assistir: Prime Video


Psicopatia e bizarrices! – Contém Spoilers

Cena marcante de Oliver na banheira

Oliver possui um amor platônico por Felix. Mais além, eu diria uma obsessão. Em sua consepção, Felix tem dinheiro, sai com as garotas que quiser, é bonito, atraente e popular. Ou seja, tem tudo o que qualquer outro jovem gostaria.

Oliver se vê pobre, inseguro e sem ninguém. O convite de passar as férias na mansão de Saltburn foi como um bilhete premiado! Aos poucos a socialização e o comportamento de Oliver começam a ser mostrados em sua estadia na mansão.

Cenas polêmicas de Saltburn

O primeiro impacto foi ver Oliver em seu momento de Voyeurismo, observando Felix num momento íntimo na banheira. Após Felix sair do banho, Oliver bebe e lambe a água que escorre ralo abaixo.

A irmã de Felix – Venetia, sempre aparece obsecada por Oliver. Outra cena impactante gira em torno de um momento íntimo, onde ela menciona não poder fazer nada pois está naqueles dias do mês. Oliver se denomina vampiro, e bem… você deve imaginar o que acontece.

Farleigh, o primo interesseiro conta para Felix que viu sua irmã e o amigo juntos na noite anterior. Oliver acusa Farleigh de contar mentiras. Assim se cria mais uma tensão familiar.

E não é que Oliver foi parar de surpresa na cama de Farleigh? Em tom de ameaças, outro momento intimo acontece. Estranhamente na manhã seguinte, Farleigh foi expulso da mansão por compartilhar informações indevidas via e-mail.

Assassinato em Série

Oliver em seu aniversário

Quase no fim das férias, Oliver é surpreendido por Felix que o leva a caminho da casa de sua mãe. Felix diz que atendeu seu telefone escondido e que sua mãe parecia saudável e preocupada.

Oliver se recusa a ir, mas Felix reluta. Assim é descoberto que toda história contada por Oliver era mentira. Seus pais eram ótimos, Oliver que os evitava! (Isto inclui a informação de que o pai de Oliver estava vivo.)

Após a saída da residência, eles discutem. Felix pede para que ele comemore o aniversário que já estava marcado para aquela noite e vá embora na manhã seguinte.

Oliver fica transtornado.

O Aniversário e o Funeral

A noite do aniversário acontece. Felix embriagado, sai em direreção ao Labirinto com uma garota. Oliver mais uma vez pratica Vouyerismo, mas os interrompe. […]

Na manhã seguinte, uma tragédia é descoberta. Felix foi encontrado morto no Labirinto. A verdade está estampada, mas a aristocracia não está disposta a perder a pose para enxergar a realidade.

No funeral temos a cena mais impactante e doentia de todo o filme. Em sua despedida após todos irem embora, Oliver tira parte da sua roupa e esfrega seu corpo, como se praticasse atos libidinosos na terra onde Felix foi enterrado.

Depois do choque da morte do irmão, Venetia percebe a trama de Oliver e o desmascara, bêbada na banheira. Mais uma morte assombra a família, desta vez o suicídio de Venetia.

Oliver se recusa ir embora, justo agora onde a matriarca da família está tão abalada. Somente neste momento o pai de família percebe que tem algo errado e depois de muita persistencia consegue tirar Oliver de sua mansão.

Anos depois, o desfecho.

Oliver na mansão de Saltburn

Oliver já aparenta mais velho e acaba se encontrando com Elspeth, agora viúva e morando sozinha na mansão.

Eles se reaproximam e voltam para Saltburn. Cada dia mais doente e percebendo sua morte chegando, ela passa todos os documentos da mansão para a única pessoa que restou, Oliver.

No desfecho final, Oliver comenta sobre como conseguiu se tornar o único a desfrutar da mansão:

Furou o pneu da bicicleta de Felix para poder ajudá-lo e se tornarem amigos; Deu bebida alterada para Felix após discutirem no Labirinto, aparentemente morte acidental por uso de drogas; Matou Venetia e depositou as laminas na banheira para parecer suicídio; Mandou e-mail com informações falsas após aparecer de surpresa no quarto do Farleigh; e por fim se encontrou de forma proposital com a única que restou da mansão e a deixou doente.

Oliver finaliza sua história desligado os aparelhos que mantém Elspeth viva. Mais uma vez vemos Oliver em um momento estranho abraçando o cadáver. No fim, ele dança nú aproveitando sua mansão.

By Flavi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *