Stranger Things e a referencia aos RPGs

Explorando o Mundo de Stranger Things: Referências aos RPGs

Stranger Things, a série de sucesso da Netflix, cativou milhões de fãs ao redor do mundo com sua mistura de elementos sobrenaturais, nostalgia dos anos 80 e personagens cativantes.

No entanto, uma das características mais notáveis da série é a forma como ela homenageia os jogos de RPG (Role-Playing Games) e como eles desempenham um papel fundamental na trama e na atmosfera da série. Neste post, vamos explorar as referências aos RPGs em Stranger Things e como elas contribuem para a riqueza do universo da série.

O RPG de Mesa Dungeons & Dragons

Antes de mergulharmos nas referências específicas aos RPGs em Stranger Things, é importante entender o RPG que desempenha um papel central na série: o Dungeons & Dragons (D&D).

O D&D é um dos jogos de RPG de mesa mais icônicos e influentes do mundo, permitindo que os jogadores assumam papéis de personagens em um cenário de fantasia e vivam aventuras épicas. É um jogo que promove a imaginação, a colaboração e a narrativa, e foi uma parte fundamental da cultura nerd dos anos 80.

A Gangue de Hawkins como Jogadores de D&D

Uma das primeiras conexões que fazemos entre Stranger Things e os RPGs é a própria gangue de Hawkins. Os personagens principais – Mike, Dustin, Lucas, Will e Eleven – são amigos que compartilham uma paixão por jogar D&D.

A série começa com eles jogando uma partida épica e, a partir daí, estabelece o mundo da série como sendo habitado por criaturas sobrenaturais e situações misteriosas, semelhantes às encontradas nos jogos de RPG de fantasia.

Cada membro da gangue de Hawkins assume um papel dentro do jogo, refletindo características de seus personagens na vida real. Mike é o Mestre (Dungeon Master), responsável por narrar a história e controlar o mundo do jogo, enquanto os outros jogadores interpretam seus próprios personagens, com habilidades e personalidades únicas.

Isso cria uma ligação direta entre o jogo de D&D e as experiências da vida real dos personagens, tornando a aventura na série ainda mais envolvente para o público.

Monstros e Criaturas Sobrenaturais

Stranger Things está repleto de criaturas sobrenaturais, desde o Demogorgon até o Mind Flayer. Essas criaturas lembram muito os inimigos que os jogadores de D&D enfrentam em suas aventuras.

A série utiliza o vocabulário e os conceitos do D&D para descrever essas criaturas e suas habilidades, o que faz com que os fãs de RPGs se sintam imediatamente em casa no mundo de Hawkins.

Além disso, os personagens frequentemente se referem a manuais de monstros, magias e feitiços, semelhantes aos utilizados no D&D, como uma forma de entender e enfrentar essas ameaças sobrenaturais. Isso cria uma camada adicional de autenticidade e nostalgia para os fãs que cresceram jogando RPGs de mesa.

A Jornada do Herói e o Arco dos Personagens

Os RPGs de mesa frequentemente seguem a estrutura da Jornada do Herói, um conceito narrativo popular que envolve a transformação e o crescimento dos personagens ao longo da história.

Stranger Things também abraça esse conceito, à medida que os personagens principais passam por desafios, perigos e aprendizados ao longo das temporadas.

Cada personagem tem seu próprio arco de desenvolvimento, semelhante à evolução de um personagem de RPG. Por exemplo, Eleven começa a série como uma jovem com habilidades telecinéticas, mas ao longo das temporadas, ela aprende a controlar e aprimorar seus poderes, tornando-se uma personagem ainda mais poderosa.

Esse tipo de desenvolvimento de personagem é uma característica essencial dos jogos de RPG, onde os jogadores aprimoram suas habilidades ao longo do tempo.

Conclusão

Stranger Things é muito mais do que uma simples série de TV. É uma homenagem à cultura nerd dos anos 80 e uma celebração dos RPGs de mesa como forma de contar histórias e criar laços entre amigos. As referências aos jogos de RPG, especialmente o Dungeons & Dragons, estão entrelaçadas na narrativa e na identidade da série, tornando-a uma experiência única para os fãs de todos os tipos.

Então, da próxima vez que você assistir a Stranger Things e se deparar com um Demogorgon ou uma referência ao D&D, lembre-se de que esses elementos não são apenas enfeites, mas partes fundamentais do mundo misterioso e envolvente de Hawkins. É a prova de que os RPGs não são apenas jogos de mesa, mas também uma fonte infinita de inspiração para a cultura pop.

By Flavi

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