Na era digital onde o conteúdo em foco das redes sociais são sobre fotos e videos, ainda existe procura pelos textos?
Por que ter um blog em 2022?
Se você quer crescer na internet e ganhar um extra sem aparecer, o blog é uma ótima opção! A alguns anos atrás existia um pico muito maior de blogs ativos na internet, porém com a grande audiencia do Instagram e Youtube os textos foram ficando de lado.
Após este período de decadência dos blogs por ter sido uma época de grandes dificuldades de competição e organização do Google Adsense, muitas blogueiras se sentiram obrigadas a migrarem para as redes sociais e se expor para conseguir alcançar uma notoriedade com mais facilidade.
Sei que a pandemia mudou o cenário do consumo na internet devido aos nossos isolamentos. Algumas redes sociais tiveram que se adequar para não cair em desuso. Muitos vídeos e fotos foram consumidas nestes 2 últimos anos.
Mas tudo que é consumido em excesso uma hora cansa! E por incrível que pareça existem muitas pessoas que desejam a objetividade de uma informação do que um vídeo de 10 minutos de enrolação. Seria uma nova era para as blogueiras?
Blog x Youtube
Vamos levar alguns pontos em consideração com a nossa realidade de hoje. Para escrever um blog não é necessário ter um notebook potente, nem ao menos uma camera profissional.
Caso erre em algo, basta editar o seu texto ou acrescentar uma errata para exclarecer algum erro. Em v´´ideo isto seria impossível após a publicação já vista por milhares de pessoas.
Para elaborar um texto você pode anotar ideias e seguir um escopo ou falar o que vier na cabeça, para o Youtube você tem que seguir um roteiro, gravar, cuidar da iluminação, editar, renderizar e torcer para ser monetizado!
Um post bem elaborado pode ficar nas principais páginas do Google por anos e ter a mesma relevância. A plataforma não exige que você seja constante em postagens como nas outras redes sociais como Instragram e Youtube.
Se você gosta de escrever e expor sua opnião o blog é a sua melhor opção.
O Google processa mais de 4 bilhões de pesquisa por dia, que são direcionadas para sites e blogs. Quem quer ver um vídeo por exemplo, não tem hábito de fazer pesquisa no Google e geralmente vai direto para a plataforma.
Uma blogueira pode trabalhar também com o Youtube e Instagram, mas sabe que o trabalho de edição é bem maior que o texto.
Você pode indicar cursos e ganhar dinheiro com marketing de afiliados criando uma grande rede dentro do seu próprio blog, gastando menos tempo que a elaboração no Youtube, já que ele exige que seus vídeos contenham um tempo maior de duração para ser relevante. (O famoso encher linguiça kkkkkkkkk)
Ainda existem várias blogueiras que ganham renda extra sem terem migrado para outras redes sociais, ganhando dinheiro com afiliados, banners, publipost e ganhos em dólar com o Google Adsense. (Também é possível ganhar em dólar com o Youtube.)
Não é necessário ter uma quantidade mínima de seguidores para ganhar dinheiro. Esta regra é aplicada ao Youtube e Instagram. Mas se optar, pode se trabalhar em conjunto com estas e outras redes.
Depois deste levantamento eu te pergunto, ainda é viável ter um blog em 2022? E como já deve imaginar, a resposta é SIM!